Preocupados com a sua segurança, queremos te transmitir informações importantes sobre o seu boleto de cobrança.
O boleto de cobrança é um instrumento financeiro, simples e prático, porém, como em qualquer transação financeira, requer medidas de controle e segurança.
Para evitar transtornos, você deve saber conferir os dados do boleto, e para isso é necessário conhecer os dados de identificação dos seus fornecedores / cedentes. Os principais dados são: nome, código cedente /cobrança, banco emissor do boleto e agência /conta.
Antes de efetuar o pagamento, sugerimos que faça as seguintes checagens:
- Olhe se o código do cedente, constante no código de barras ou linha digitável no campo “agência/cód. cedente”, pertence de fato ao cedente do boleto registrado em seu cadastro;
- Verifique no boleto, se a logomarca e o “número do banco”, da linha digitável, correspondem ao mesmo banco;
- O nome do banco representado pelo código mencionado, assim como detalhes da localização da agência emissora, pode ser verificado através do site da FEBRABAN, no endereço: http://www.buscabanco.org.br/
- Cuidado com as ligações telefônicas de estranhos informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança, com alegações de dados indevidos;
- Se ao longo destes controles for verificado algo suspeito, vale a pena, antes de efetuar o pagamento, validar o boleto junto à própria empresa ou ao banco emissor;
Phishing é um termo oriundo do inglês, fishing - que significa pesca, e uma forma de ataque normalmente eletrônico, que pode resultar em fraude. Seu objetivo é roubar os dados sigilosos de usuários de computadores como dados bancários, senhas e informações pessoais.
Um ataque de Phishing se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links que direcionam o usuário a sites falsos e que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos. As mensagens contidas nesses e-mails exploram as emoções do destinatário (medo, curiosidade, oportunidades únicas, entre outras), fazendo com que o mesmo clique nos links ou arquivos anexados.
Os bancos, de maneira geral, não enviam e-mails não solicitados com anexos para serem instalados ou links para serem abertos. Somente clique em um link enviado em mensagens de e-mail com o remetente de um banco, se tiver certeza que foi enviado pelo seu banco. No caso de dúvida, fale com o seu gerente ou ligue para a Central de Atendimento do seu banco.
Clique Aqui e descubra o telefone da Central de Atendimento do seu banco.